A igreja está louca?






Quem é a igreja?  Talvez você como eu responderia: Nós somos! Essa é uma afirmativa teologicamente correta contudo, esquecida afinal, quando leio os ataques á igreja feitos pela igreja. Imagino um homem esmurrando-se. Cena terrivelmente cômica se não fosse trágica.  Se porventura olhasse de sua janela hoje e avistasse essa cena. O que pensaria?  Este homem está louco!  No livro escrito pelo psicanalista Georg Grddeck (The book of it Isbister, 1985) ele descreve que a loucura é o descontrole do Id, ego e superego.Id: fonte de energia psíquica e o aspecto da personalidade relacionado aos instintos. **Ego: aspecto racional da personalidade responsável pelo controle dos instintos.***Superego: o aspecto moral da personalidade, produto da internalização dos valores e padrões recebidos dos pais e da sociedade. Cito esta fonte, pois, baseado no que Paulo diz somos um corpo em Cristo (I CO 12:20).  E precisamos deitar no divã de Deus e reavaliarmos nossas atitudes, pois, o que vejo é que cada dia mais nos ferimos, nos esquartejamos com palavras, e tudo isso dizemos ser em nome do evangelho. Quando claramente pode se ver que um problema de ego,afinal, não conseguimos controlar nossos instintos em pagar com a mesma moeda ou até pior. Uma alteração do id uma exacerbação de energia que altera o ego. E uma total falta de capacidade de internalização dos valores enviados pelo Pai o que seria o superego. Estou muito triste ao escrever isso, mas, neste momento de lucidez que tenho , imploro que nós igreja possamos rever nossa postura  e pararmos com essa auto-flagelação que não traz luz nenhuma ao evangelho, mas, fomenta entre nós a contenda e o escândalo. Não digo que não devemos nos exortar, mas, sigamos Paulo e exortemos uns aos outros (ITs 5:11) mas, que tenhamos paciência para com todos. Quando o nosso Pai nos deu o direito de usar a razão para ferir os nossos irmãos? A cruz é a maior demonstração de amor de todos os tempos, não só por causa dos cravos e da coroa mas, também pelo perdão que Jesus nos ofereceu. Precisamos da mente de Cristo que nos exortou e nos exorta até hoje com a diferença que  não faz isso para amaciar seu ego mostrando que estava certo, mas, porque nos ama muito para nos ver no erro. Termino esse desabafo, com um desejo profundo de ver uma igreja sã, que não se ataca nas redes sociais, e não se denigre de boca em boca, mas, que se lava no sangue de Cristo para santidade e serve uns aos outros em amor. Beijos no core semeadores! 

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Surpreendentemente amei a colocação ideológica real e atual colocada aqui nesse texto.Esse comentário expressa um desabafo sincero e muito atual nos dias de hoje.
    Tudo é verdade o que foi apresentado aqui nessas singelas palavras e realmente temos que refletir e nos esforçar pra sermos a verdadeira igreja de Cristo que demonstra o amor perfeito e imensurável de Jesus ao ser humano.
    Mais as escrituras no afirma que ao aumentar da iniquidade o amor de muitos se esfriaram e infelizmente a sociedade lutara um contra o outro,e até mesmo a competição e ego entre irmãos e religiosos em todo o mundo. Sigamos cada um em fazer o melhor para Deus, e termos a consciência que tudo o que fazemos prestaremos conta com Deus pois o Senhor todo poderoso ver tudo na face da terra.
    Robson Vivone

    ResponderExcluir
  3. Quando os ministérios entenderem o que a palavra de Deus quer dizer com a frase... todo espirito que confessa que Jesus Cristo esse espirito provém de Deus... e aprenderem a respeitar as diferenças uns dos outros, aí sim poderemos ter uma igreja sarada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Jesus Cristo veio em Carne esse Espirito Provem de Deus.

      Excluir
  4. O orgulho a falta de amor (EGOismo) são barreiras para a Sabedoria que vem de Deus

    O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os LOUCOS DESPREZAM a sabedoria e o ensino. (Provérbios 1.7)

    “O temor do SENHOR é fonte de vida para evitar os laços da morte” (Provérbios 14:27)

    “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; e o conhecimento do Santo é o entendimento.” (Provérbios 9:10)

    ResponderExcluir

Esse espaço é todo seu! Critique! Elogie! Use e abuse do seu direito de opinar!